Com tantos problemas nem sequer tive tempo de pensar na minha incógnita amada com um nome iniciado por M. Seria Mariana, Marta, Maria Manuela? Não... Maria Manuela é que não. Cruzes canhoto.
Ia nos meus pensamentos quando ao passar em frente ao café do Zé das bifanas, choquei com um senhor que estava tão ou mais distraído que eu.
De imediato lhe pedi imensas desculpas pela minha distracção, mas enquanto me desculpava verifiquei que o senhor estava completamente destroçado, lamentando-se,
- Peço imensa desculpa. Sabe como é... Uma pessoa tem tantos problemas em que pensar que depois se esquece que temos de prestar atenção às outras pessoas que andam na rua - lamentava-se.
O senhor estava tão transtornado que até dava pena só de olhar para ele. Não o podia abandonar naquele estado. Convidei-o para ir tomar um café ao Zé das bifanas.
Sentámo-nos numa mesa da esplanada e iniciámos a nossa conversa, com o meu colega a iniciar as hostilidades,
- As minhas sinceras desculpas pelo sucedido. Estas minhas distracções ainda vão acabar mal. Veja bem que um dia ia tão distraído que bati com a cabeça num poste da electricidade que até desmaiei. Sabe como é... São os problemas desta vida que não nos deixam andar descansados... Mas, meu amigo, o que evitou males maiores foi o intenso cheiro a champô que me chegou ao nariz e me fez levantar a cabeça para ver o que passava... Infelizmente não foi a tempo de evitar este pequeno acidente.
- Sabe, meu amigo - interrompeu Joaquim - Eu também não posso dizer que esteja a ter uma vida totalmente descansada e feliz. Também tenho os meus problemas e ultimamente não têm sido tão poucos quanto isso...
Por mais que Joaquim evitasse, os cheiros continuavam a ser o tema principal da conversa,
- Desculpe que lhe diga, mas a ver pelo aspecto e cheiro do seu cabelo vejo que a vida não lhe está a ser fácil. Aliás, quando embati consigo pensei que tinha chocado com um vagabundo e que a carteira já me tinha sido gamada.
- Bem... Acho melhor mudarmos de assunto - diz Joaquim envergonhado - Estamos aqui a falar e ainda não nos apresentámos. Eu chamo-me Joaquim, e o senhor, como se chama?
- Fernando... Fernando Santos - apresentou-se esticando a mão - muito prazer em conhecê-lo...
segunda-feira, 2 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Fernando Santos? Não sei não, mas parece-me que a escolha do nome deste novo personagem não foi inocente.
Postar um comentário